Saímos do Oeste da Bahia e fomos para Morro do Chapéu, e desta forma, podemos dizer que conhecemos a Chapada Diamantina de Norte a Sul. Há alguns anos, visitamos Ibicoara, Mucugê, Lençóis e Iraquara. Mas sabemos que falta muita coisa por desbravar. Mas vamos conhecer esta cidade para qual eu tiro o chapéu, vamos visitar Morro do Chapéu!
Como chegar em Morro do Chapéu
Morro do Chapéu localiza-se a 384 km de Salvador e possui altitude média de 1.100 metros. Os pontos de maior altitude chegam a 1.350 metros, sendo, por isso uma das cidades mais frias do estado com temperaturas em torno de 10°C em algumas épocas do ano. Dá para visitar Morro do Chapéu em um final de semana tranquilamente saindo de Salvador.
- de carro saindo de Salvador: BR 324, BA 052 (Ipirá);
- de ônibus saindo de Salvador: Viação Cidade Sol (veja também saídas de Feira de Santana).
- saindo de Barreiras de carro: BR 242, BA 161 antes de Ibotirama, travessia de balsa em Barra, BA 160 e BA 052;
Onde comer em Morro do Chapéu
Ô de casa
Restaurante da Netona– quando chegamos esfomeados, fomos neste e comemos muito bem e barato.
Restaurante Alternativo
Hotéis e Pousadas em Morro do Chapéu
Pousada Bromélias – (74) 3653-1314
Hotel Diamantina – (74) 3653-2124/99920-2124
Beloar – (74) 3653-1547
Pousada JR – (74) 3653-1445
Apart Hotel Paraíso – (74) 3653-2897
Portal da Cidade – (74) 3653-2731
Karoa – (74) 99946-5908
Miguel Araujo – (74) 99927-36230/ 3641-5079
Hotel Gruta dos Brejões – (74) 3653-2202
Pousada Morro do Chapéu – (74) 3653-1131
Escolhemos o Pousada das Bromélias, um dos mais antigos de Morro. Gostamos do serviço e do café variado. Os quartos bem arrumados e que atenderam bem as nossas necessidades. Porém, infelizmente a piscina não funciona, talvez porque nesta cidade faz muito frio. No entanto, a localização é muito boa, quase às margens da BA-052, muito fácil de encontrar.
Para reservar, clique aqui
O que ver em Morro do Chapéu
Não subestime esta cidade, pois reservamos um dia para conhecer o básico e ficamos admirados com a beleza e diversidade de Morro do Chapéu.
Centro de Morro do Chapeú
Exploramos poucos, mas nosso amigo guia Gilmar Novais selecionou alguns lugares bacanas:
– Correio do Sertão, o segundo Jornal mais antigo da Bahia;
– Mercado Cultural que foi construído na década de 1950;
– Capelinha Nossa Senhora da Soledade de 1910 que possui uma santa de 2 metros de altura, presente dado a um coronel negro grande comerciante de Diamante e de muito prestígio político;
Tivemos a sorte de presenciar o 13º Encontro de Filarmônicas da Bahia. Uma apresentação linda de várias filarmônicas da Bahia.
Cacheira do Agreste
O acesso é por estrada de terra e gastamos uns 30 minutos para chegar até o estacionamento. E de lá caminhamos uns 15 minutos observando a fauna da região. Na volta uma surpresa e tanta que você confere no vídeo ao final do post. Cobra-se 20 reais por pessoa a entrada. É uma cachoeira ótima para banho.
Cachoeira Ferro Doido
Declarada como Monumento Natural, mas que só leva o título mesmo, pois o local deveria ter mais cuidado e segurança. É o atrativo mais fácil de se conhecer nesta região. Você passa pela BA 052 e vai ver a placa indicando a Cachoeira, estaciona o carro e anda uns 200 metros. Pronto, um visual tipo: ual! E se a queda d’água estiver bem forte melhor ainda.
Cachoeira Domingos Lopes
Seguindo a BA 052, sentido Salvador, encontramos uma placa indicando Fedegoso a 23km. Basta seguir a estrada de terra a esquerda e depois de uns 20 minutos chegamos ao povoado de Domingos Lopes. Continuamos alguns metros depois e encontramos a trilha pra Cachoeira que não tem queda quase nenhuma, simplesmente desapontador. Minha mãe odiou, kkkk. Assim, é um atrativo que você pode descartar tranquilamente. Fique mais tempo na Cachoeira do Agreste, tome banho por lá e siga o roteiro. Mas o que achamos interessante foram as parreiras cultivadas a beira da estrada. Dizem que se produz vinho de qualidade em Morro do Chapéu.
Vila Ventura
Um dos atrativos mais incríveis que nós conhecemos. Uma Vila que antes era tipo uma cidade com muita ostentação e movimentação. Uma Vila próspera na época do diamante, que presenciou um formigueiro humano. As estradas que ligavam a região a Salvador passavam pelo Ventura. Bailes, desfiles de moda, teatro, filarmônicas se apresentavam frequentemente no Ventura. E hoje o que vemos no Ventura são ruínas. Muitas casas abandonadas que não refletem a importância desta Vila. Há uma igrejinha que dá um ar bem pitoresco e flores pelas paredes das casas que dão um ar charmoso. Adentrando a Vila, chegamos a um antigo garimpo. E logo na entrada da Vila, vemos as cercas de pedras. Uma ideia do desenvolvimento desta localidade onde se construía em fortes alicerces de pedra.
E para saber de toda história do Ventura, assista este vídeo:
Orquidário
Para quem ama plantas, principalmente cactos e suculentas. Há uma variedade de espécies nativas da Chapada e que você pode adquirir a partir de 2 reais. Assim, dona Maria dá continuidade aos trabalhos de seus pais. O orquidário fica às margens da BA 052, é fácil de achar.
Morrão ( pôr do sol)
Morro que dá nome a cidade de Morro do Chapéu devido ao seu formato de chapéu. Conta-se também que os índios payayás que dominavam o território vale do Rio Paraguaçu bem como o território que compreende hoje a região onde estão os municípios de Morro do Chapéu, Jacobina, Saúde, Utinga e Tapiramutá, amarravam o cabelo em formato de chapéu. A vista lá de cima é incrível!
Outros atrativos em Morro do Chapéu
Buraco do Possidônio
Gruta dos Brejões
Gruta da Igrejinha ( Rio Jacaré)
Cachoeira do Ventura
Balneário do Tareco
Lagoa da Velha
Pinturas rupestres
Confira o vídeo desta viagem:
Mas sabe o que mais me encantou em Morro do Chapéu? A diversidade da flora desta região. Gente, é algo impressionante. Tantas flores, tantas cactos, tantas cores, tantos cheiros … par ler o post, clique aqui.
Dicas de viagem
Agora uma dica que vai fazer toda diferença em sua viagem: contrate um guia. Não tem condições nenhuma de você fazer este roteiro sem guia. Eu digo nenhuma principalmente para quem não conhece e por questão de segurança. Não há motivos para você se arriscar.
A minha melhor indicação é o Sr Gilmar Novais 074 9991-6489 (Whatsapp). Ele é simplesmente fantástico. Um senhor de mais de 60 anos com um vigor incrível. Um conhecimento da região fora do comum. Super engraçado e que transmite amor e respeito pela flora e fauna da Chapada Diamantina. Por isso, quando você for a Morro do Chapéu pode contratar os serviço dele.
Todos os acessos aos atrativos citados são por estrada de terra. Se chove muito muito, fazer o roteiro com carro baixo é complicado, você pode atolar. Sr Gilmar não tem carro, mas se você precisa de um, ele indica o guia Franco (074 99447447).
Para refletir
A Bahia vai muito muito além de Porto Seguro, Morro de São Paulo e Praia do Forte. Estas são apenas as beiradas da nossa cultura. Literalmente, as beiradas. Existe uma Bahia produtiva, de geografia única, cheias de preciosidades e de pessoas guerreiras. Existe uma Bahia fora da mídia, mas que representa a realidade brasileira. Uma Bahia que quebra nossos paradigmas, derruba nossos pré conceitos e que nos mostra o outro lado da moeda. Uma Bahia que quanto mais desbravamos, mais questionamos e nos indignamos. Mais perguntamos e poucas respostas encontramos. Aliás, existe uma Bahia que nos cala e nos faz ouvir mais. Que nos coloca na posição de eternos alunos. Uma Bahia que nos entristece e aos mesmo tempo nos apaixona. Existe uma Bahia que te faz pensar: como eu nunca soube disso?!! Por tanto, conheça mais a Bahia!
VEJA TAMBÉM:
Viagem independente e em família sem patrocínio ou cortesias.
4 comentários em “Conheça Morro do Chapéu: Chapada Norte da Bahia”
Vc é fantástica, Neza!!!
Jac, kkkkk
Minha preta, obg!
A Bahia é que é uma fonte de inspiração maravilhosa.
Beijos!
Espetacular, bela aventura e magnifica reportagem.
Muito obrigada Alcides!
Morro do Chapéu é encantadora.