Foto: Indio Fonte: Academia Baiana de Letras |
O escritor e historiador Luís Henrique Dias Tavares nasceu em Nazaré, Bahia, em 25 de janeiro de 1926. Cursou Geografia e História, com doutorado, pela Universidade Federal da Bahia. Pós-Doutorado pela Universidade de Londres. Foi jornalista, diretor do Arquivo Público do Estado da Bahia (1959 a 1969) e professor emérito da UFBA.
- 1561- expedição organizada por Vasco Rodrigues de Caldas que comandou cerca de cem homens e subiu o rio Paraguaçu e teria alcançado a Chapada Diamantina na altura da vila de Andaraí. Combatido pelos tupinaés, retornou ao litoral.
- 1591- expedição organizada por Gabriel Soares de Sousa que comandou cerca de duzentos homens, sendo a maior de sua época. Partiu de Salvador e teria percorrido o vale do rio Salitre ou apenas terras dos rios Jaguaripe e Paraguaçu. O rio Salitre é um dos afluentes do Rio São Francisco e localiza-se no município de Morro do Chapéu, Chapada Diamantina e deságua em Campos do Cavalos, uma comunidade de Juazeiro (BA).
- 1627- expedição organizada por Francisco Dias de Ávila em companhia do holandês Wilhem Joost Glimmer que enfrentaram os acroás e encontrou ouro em Jacobina. Deu continuidade a construção da casa/sobrado/fortaleza de Tatuapara, hoje conhecida como o Castelo Garcia d’Ávila. Já o segundo Francisco Dias de Ávila, expandiu o território baiano através da pecuária até o Maranhão.
- 1696 a 1697 – expedição organizada por Pedro Barbosa Leal em companhia do mineiro prático Manuel Vieira da Silva , que exploraram o ouro em Jacobina e os montes de Picaraçá (atual Monte Santo). Jacobina é a primeira vila do sertão baiano e era responsável por administrar os demais povoados da região. Pedro Barbosa Leal foi o financiador da construção do antigo Convento das Ursulinas (Mercês) na cidade do Salvador.
Conheça Caldas do Jorro, uma estância hidromineral no Sertão
Conheça o Parque Estadual de Canudos
buscando refúgio nas aldeias formadas pelos jesuítas. Hoje, os locais citados neste post, são visitados por milhares de pessoas que buscam conhecer as belezas naturais e a cultura local.
Se você quer uma ajudinha para desenvolver seu roteiro pela Bahia de maneira prática, clique na imagem abaixo:
Este post faz parte da Blogagem Coletiva da rede Viaje pelo Nordeste, confira outros textos de outros blogueiros:
Vamo Comigo:A Campina Grande de Jackson do Pandeiro
Viaje Leve: Capiba, o maior compositor de frevo pernambucano
Idas e Vindas da Carol: Rios, pontes e overdrives: inspirações de Chico Science
Juntando Mochilas: O Recife de Ariano Suassuna
Compartilhe Viagens: os mártires de Cunhaú e Uruaçu: os novos santos brasileiros são do Rio Grande do Norte
SOS Viagens: Natal/RN: a cidade de Câmara Cascudo
Siga o Vaneza com Z em: