Conhecemos a Barra da Siribinha e as praias do município do Conde no Litoral Norte da Bahia. Por isso, escrevi este post com as informações que você precisa para planejar seu passeio:como chegar, onde ficar e o que ver neste cantinho especial de Bahia. Então, vamos lá?!
BARRA DA SIRIBINHA – COMO CHEGAR
Siribinha é um povoado de pescadores que fica no município do Conde, Litoral Norte da Bahia, a 200 km de Salvador. São 3h de viagem via BA 099 ( Linha Verde) que possui pedágio na altura de Abrantes nos valores de 6,60 e 10 reais ( sábado, domingo e feriado). A entrada do Conde é sinalizada, inclusive indicando: Barra da Siribinha, Barra do Itariri e Sítio do Conde, por tanto, não tem erro.
Depois do Conde, chegamos em Sítio do Conde e observamos a placa indicando Poças e Siribinha. A partir daí, são uns 12km por estrada de terra que beira o mar, mas carro de passeio trafega normalmente até Siribinha. De Sítio do Conde até Siribinha são uns 45 minutos de viagem. Qualquer dúvida, pergunte aos moradores.
Mas se você que ir de ônibus, a empresa Linha Verde e a Marte vão até Sítio do Conde. Para isso, você precisa ir para a rodoviária de Salvador. A viagem de Salvador ao Sítio do Conde leva 3h ( direto sem muitas paradas) ou 4h ( parando em quase todas as cidades as longo da BA 099).
LEIA MAIS EM: Atrativos da BA 099 ( Linha Verde) Litoral Norte da Bahia
ONDE FICAR
Não utilizamos o serviço de hospedagem do local, mas há opções bem avaliadas no Booking e você pode escolher entre elas:
No verão é comum as pessoas alugarem casas por temporada, principalmente quem é do interior. Por isso, veja também no Airbnb se há algo que te agrade e se quiser cupom de desconto, pegue o seu ao final do post.
E por que ficar hospedado no Conde? Pois num bate volta dá para conhecer apenas: Barra da Siribinha, Cavalo Russo e o Cajueirinho. Mas se você dormir pelo menos 2 noites, você pode conhecer: Praia Sítio do Conde, Barra do Itariri e Mangue Seco.
BARRA DA SIRIBINHA – QUANDO IR
Saber quando ir a Barra de Siribinha é muito importante, pois fará diferença na sua experiência. Eu não recomendo que você vá aos finais de semana da alta estação e feriados nacionais.
Nós fomos no feriado de 2 de Julho ( Independência da Bahia). Demos sorte, pois a festa foi no dia anterior, inclusive é realizada uma competição de canoas a remo no Rio Itapicuru. Já no dia 2 em que estivemos lá, era a maior tranquilidade. A Barra era só nossa. O Cavalo Russo e o Cajueirinho também. Chegamos umas 10h e gostamos muito do passeio.
Por isso, reforço que se você quer realmente desfrutar do lugar com tranquilidade, evite a alta estação.
LEIA MAIS EM: Bate volta saindo de Salvador
BARRA DA SIRIBINHA – PASSEIO DE BARCO
Para chegarmos na Barra da Siribinha, a partir do povoado de Siribinha, podemos ir caminhando ou de carro traçado. Contudo, a melhor maneira de conhecer a Barra de Siribinha é fazendo um passeio de barco. É bom, bonito e barato!
onde contratar o passeio de barco
Os barqueiros ficam no povoado de Siribinha, e assim que chegamos, eles nos abordam. O passeio custa 50 reais até cinco pessoas, ou seja, dez reais por pessoa. Assim, nosso guia foi o Alexandre ( whatsapp 075 99883.1089), um cara super gente boa e morador de Siribinha.
como é o passeio de barco até barra da siribinha
Primeiro, partimos do píer de Siribinha navegando pelo Rio Itapicuru, em seguida, chegamos à Barra da Siribinha e marcamos com Alexandre o horário para ele vir nos buscar. Depois, ele veio nos buscar na Barra e nos levou ao Cavalo Russo e por fim, ao Balneário do Cajueirinho.
a beleza do Litoral Norte
O melhor lugar para banho na Barra é lá na pontinha quase perto do mar. Mas fique atento a influência da maré principalmente se você estiver com crianças.
Vale lembrar que as praias desta região não são atrativas, pois há muitas pedras e a água é turva. No entanto, os dois balneários formados pelo Rio Piranji, são muito agradáveis.
O Cavalo Russo é legal, mas como os carros tem acesso fácil, vindo da BA 099, encontramos muito lixo nas barracas às margens do Rio.
Cavalo Russo é a composição das dunas e o Rio Piranji
Depois da visita ao Cavalo Russo, o barqueiro nos levou ao Cajueirinho. E como se pode ver nas fotos, o Balneário do Cajueirinho é mais reservado, assim mais bonito e mais preservado.
ONDE COMER
O barqueiro disse que são 13 barracas, mas devido a época, só havia a barraca da dona Gel aberta. Levamos nossa comida e bebida, mas compramos um peixe frito delicioso e com preço justo. Além disso, dona Gel é uma pessoa simpática e o atendimento ótimo.
Após o passeio, retornamos à Siribinha e seguimos pra Salvador. Amamos tudo!
Se você quer conhecer Praia Sítio do Conde, Barra do Itariri e Mangue Seco – há um bugueiro no Cajueirinho que cobra 300 reais para levar até 4 pessoas em Mangue Seco, pergunte ao barqueiro sobre o contato- precisa ficar hospedado pelo menos 2 noites em Conde ou Poças assim como fizeram o casal Evelin e Osmar .
LEIA MAIS EM : Praias do Conde e Barra do Itariri
[adrotate banner=”3″]
3 comentários em “Barra da Siribinha e praias do Conde Litoral Norte da Bahia”
Pingback: Conde Bahia - roteiro de 2 dias pelas praias do Litoral Norte
Olá eu tenho sociedade em uma pousada e disponibilizo airbnb a baixo custo para até 3 pessoas.
https://airbnb.com/h/barradesiribinha
ou
https://airbnb.com/h/quartovilasiribinha
se puder colocar o link para disponibilizar tambem. eu agradeço muito.
Olá Rafael!
Obrigada pelo comentário.
Breve estaremos aí visitando sua hospedagem.
Abraços!