Você veio ler este post sobre o Grande Arco La Défense pois já visitou a Torre Eiffel, a Torre Montparnasse e quer ter outra visão de Paris, tô certa? Então, vamos visitar o conhecido toit de Paris ou teto de Paris e aprender da história parisiense.
Como chegar
Primeiro, pegue a Linha 1 (cor amarela) do metrô e desça na estação La Défense. Mas não confunda com a Estação Esplanade do La Defénse, ok? Quando você sair da estação estará de cara com o Grande Arco.
Aí vai a dica número um: ao visitar o Grande Arco La Défense, explore a redondeza! Conheça a FNAC, o shopping Les Quatre Temps ( muito bom), CNIT e a Boticinal . Esta última, é uma das farmácias mais barata de Paris que fica dentro da Estação RER do La Defènse e vive cheia!
Construção do Grande Arco La Défense
O monumento localiza-se no bairro do La Défense e este nome advém da resistência oposta pelos franceses às tropas prussianas.
Em 1982, no governo de François Mitterrand, foi realizado um concurso internacional de arquitetura. Quem ganhou foi o dinamarquês Otto Von Spreckelsen que posteriormente abandonou o projeto, então assumido por Paul Andreu.
Para a construção deste cubo de mármore com 112 metros de altura sobre 12 pilares de 30 metros cada, foram requeridos uns 2 mil trabalhadores e umas 300 mil toneladas de materiais.
O Grande Arco La Défense foi inaugurado em 1989, durante o bicentenário da Revolução Francesa, e era chamado de Grande Arche de la Fraternitè, ou seja, Grande Arco da Fraternidade.
A vista do Grande Arco La Défense
Aqui começa nossa aula de história …
Esta obra arquitetônica foi construída no eixo histórico de Paris ou l’Axe historique de Paris (também chamada de Via Real ou La Voie Royale)que foi idealizado em 1599, por Henrique IV, ao traçar uma rota do Louvre ao Castelo de Saint Germain. Depois, o eixo é alinhado por Andre Le Nôtre a pedido de Luís XIV.
Por fim, no século XIX o eixo assume as formas atuais e reconta a história de Paris: o Louvre da Realeza, a Place de la Condorde da Revolução, o Arco do Triunfo do 1º Império, a Champs Elysées da Restauração e do 2º Império, o Grand e Petit Palais da 3ª República e por fim, a contemporaneidade do Quartier d’Affaires do La Défense.
VEJA TAMBÉM: Como montar um roteiro pela Europa
Portanto, mais uma dica: tenha a visão de Paris desde o Grande Arche, pegue o metro linha 1 e desça no Arco do Triunfo, caminhe até o Louvre. Em seguida, ao final do jardim da Tuilleries, vire-se para o Arco do Triunfo e a vista é esta:
Quer saber o nome das torres que compõe o La Défense? Clique aqui.
Valores
15 euros – adulto
7 euros – crianças de 3 a 18 anos
Horário: das 10 – 19h
O Grande Arco conta com um bar, café e restaurante e os valores estão no site. Assim, clique aqui e saiba mais.
Agradeço a equipe do Grande Arco do La Defénse pelo convite e recepção!
VEJA TAMBÉM:
Passeio pelo eixo histórico de Paris ( aix historique) do Arco do Triunfo ao Louvre
Ilhas do Rio Sena em Paris: Île de la Cité e Île Saint Louis
Como é a visita a Torre Montparnase em Paris
[adrotate banner=”3″]
2 comentários em “Grande Arco La Défense em Paris”
Pingback: Passeio em Paris: do Arco do Triunfo ao Louvre (L'axe historique) -
Pingback: Montmartre em Paris - roteiro do metrô Abbesses ao metrô Anvers