Caminhar pelas ruas de Colonia del Sacramento me trouxe um sentimento de estar numa cidadezinha que aparentemente todo mundo fugiu. A cidade ficou quase inóspita e quem anda pelas ruas, pergunta-se o que houve. Porém, a mescla entre antigo e novo, acompanhada do Rio da Prata, dá um ar pitoresco a esta hermosa ciudad uruguaia.
Fiz este post para compilar algumas fotos de Colonia del Sacramento e inspirar você a colocar este destino em seu roteiro.
Em 1950, foi criada a Comissão de Estudos e Conservação do Patrimônio Arqueológico, Etnográfico, Histórico e Artístico da cidade de Colônia, integrada pelo Arquiteto Miguel Ángel Odriozola, natural de Colônia e grande defensor da causa do Patrimônio.
Finalmente, em 1968, começa a atuação do Conselho Honorário das Obras de Preservação e Restauração da Antiga Colônia do Sacramento, criado por Decreto do Poder Executivo. Nomeia-se Presidente o Prof. Fernando Assunção e como Secretário o Arquiteto Odriozola.
Na década de 70, esse velho bairro atraía não só o olhar dos técnicos, mas também de uma intelectualidade que vinha de Buenos Aires. O intuito era tanto especular os imóveis, mas também encontrar um lugar tranquilo, em paz, com pessoas amigáveis, em uma cidade onde se podia passear por suas ruas com segurança. Deste modo, os imóveis do “bairro velho” de Colonia eram comprados por um bom preço que permitia aos uruguaios comprar uma casa melhor em um bairro mais novo e ainda sobrava dinheiro.
Além disso, Colonia del Sacramento era um cenário cultural mais do que agradável, com jardins carregados de história e muito perto da grande metrópole. Por isso, os portenhos começaram a reformar casas para ocupá-las nos fins de semana. Eram pessoas ligadas especialmente às atividades culturais.
Assim, como os portenhos que decidiram obter propriedades em Colonia del Sacramento na década de 70, atualmente os turistas ficam entusiasmados com esse bairro de ruas de paralelepípedos, onde proprietários e arquitetos descobriram que as antigas casas de origem portuguesa tinham suas paredes de pedra.
Posts da série dessa viagem pela Argentina e Uruguay:
– Roteiro de 3 dias em Buenos Aires
– Colonia del Sacramento – um roteiro pela história
Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube
Quer se hospedar no Recôncavo Baiano com tranquilidade e conforto? Conheça a Casa do Recôncavo.