A Ilha de Matarandiba fica na Bahia e deixamos ela para o último dia do nosso roteiro, pois queríamos fechar com chave de ouro. É importante lembrar, que a Ilha de Matarandiba é um lugar bem simples e tem acesso controlado, mas que vale a pena dedicar meio dia para conhecer suas peculiaridades e belezas naturais.
uma parte da estrada é de terra, mas bem conservada |
Matarandiba na Bahia – como chegar
A entrada desta localidade fica na cabeceira da Ponte do Funil, no entanto, a placa na rodovia BA 001, está danificada e não é possível ler a direção. Assim, passamos da entrada, mas retornamos para observar que o acesso tem um portão que é aberto pelo segurança, pois dentro da Ilha funciona a empresa Dow Química Brasil.
Ponte do Funil vista de Matarandiba |
Após cruzar o portão, transitamos pela estrada que une a Ilha a outra Ilha (de Itaparica) que ora é de terra e ora é de asfalto, mas é um trajeto rápido de uns 20 minutos, no máximo.
O que ver
Ao mesmo tempo em que canoas deslizavam pela águas de Matarandiba, vimos mulheres mariscando com baldes e facas. Contudo, não eram só as mulheres que mariscavam, as crianças se divertiam e catavam marisco. Há também trabalhos comunitários e economia solidária , inclusive, uma moeda própria chamada Concha. Dessa forma, Matarandiba é local de pesca e mariscagem.
Olhando pra frente da Ilha, vemos as localidades de Cações e Ilha do Cal. Olhando ao nosso redor, percebemos a riqueza da flora e fauna, bem como, a tranquilidade de Matarandiba. Portanto, caso queira fazer algum passeio, procure algum barqueiro no porto e acerte o trajeto e o preço. Mas ao final do post deixo os links das agências que fazem trilhas pela Ilha.
No entanto, o céu estava bem nublado, havia trovejado e nosso tempo era curto. Contudo, lamento não ter visto a maré subir e poder me banhar por ali. Mesmo assim, Matarandiba nos encantou e voltaremos com mais calma!
maré baixa em Matarandiba |
muito marisco e tempo nublado |
O nome Matarandiba é uma junção de Matara ( árvore da família dos Renealmia Sylvestris) com ndiba (indica lugar de farta colheita, abundância), significando assim Mataranas em abundância.
Acesse estes sites para conhecer mais a Ilha de Matarandiba na Bahia:
Veja Ilha de Matarandiba
Viver Tur Matarandiba
[adrotate banner=”9″]