Continuamos nosso roteiro de carro pela Ilha de Creta. Saímos da Praia de Balos, almoçamos no Gramboussa Restaurante e retornamos a Rethmyno, mas antes conferimos o que ver em Chania uma cidade portuária cheia de história e beleza.
UM POUCO DE HISTÓRIA DE CHANIA
Chania ou Hania é a segunda maior cidade da ilha de Creta e é banhada pelo mar Egeu. Possui um aeroporto comercial e um pouco mais de 108 mil habitantes segundo censo de 2011.
Primeiramente mencionamos os vestígios arqueológicos que dizem que a região era habitada desde a antiguidade pela civilização minoica e depois foi tomada pelos romanos. Em seguida, a história faz referência aos bizantinos que tomaram a cidade e a fortificaram para protegê-la dos árabes. Daí vem os genoveses e venezianos que a tornaram a capital da região e importante centro comercial, além de desenvolver a cultura local.
Por fim, no período otomano , os turcos invadiram e saquearam a cidade. Substituíram as igrejas por mesquitas e mataram religiosos em praça pública. O cretense Venizelos, foi o líder da revolta contra os turcos em 1896, e seria mais tarde primeiro-ministro da Grécia. Em 1971, a capital de Creta mudou-se para Heraclião.
Durante a Segunda Guerra Chania foi bombardeada, mas ainda assim é considerada a cidade mais linda da Ilha de Creta.
COMO CHEGAR EM CHANIA
Avião
O Aeroporto de Chania é o segundo mais movimentado da Ilha de Creta e seu nome é Ioannis Daskalogiannis e o símbolo IATA é CHQ. Assim, você pode chegar pelo Aeroporto de Heraclião e sair por este otimizando seu tempo de viagem.
No site do aeroporto de Chania você confere as cias aéreas que voam para lá.
Carro
A estrada E75 ( que na verdade começa na Noruega e vai até Creta) liga Chania a diversas localidades tais como: Heraclião, Císsamos, Agios Nikolaos. A estrada é boa, sinalizada e para dirigir por lá, basta ter a CNH brasileira mesmo. Utilizamos o Google Maps para traçar rotas e o chip de internet da Viaje Conectado que funcionou super bem.
Ônibus
A empresa que presta o serviço na Ilha de Creta é KTEA . Se você chega pelo Aeroporto de Heraclião e precisa ir até as cidades do Oeste ( Rethmino, Chania, Císsamos, Kasteli, etc) pode ir de ônibus sim, bem como, para o lado Leste ( Agios Nikolaos, Sitía, etc) ou ainda se você vai pro sul da Ilha de Creta ( Matala, Plakiás, Chora Sfakion).
Tudo pode ser feito de transporte público, mas requer paciência, pois alguns destes trajetos a viagem não será direta e haverá uma baldeação em alguma cidade (Chania ou Rethmino). Por isso indico alugar um carro.
Nós pegamos ônibus de Heraclião até Rethmino e vice versa e a viagem foi relativamente tranquila, pois na volta o ônibus não tinha ar condicionado e as janelas não abriam. Calor da zorra!
Barco/ferry
Para saber quais as empresas que fazem os principais trajetos entre Santorini, Ios, Rhodes, Atenas e demais ilhas, confira o post sobre passagens de barco para ilhas gregas do blog Viciada em Viajar.
O QUE FAZER EM CHANIA na ILHA DE CRETA
Caminhar pela Cidade Velha (Old Town)
Chegamos em Chania e estacionamos próximo a uma praça. Estacionamento pago. Dali, caminhamos em direção ao mar e entre becos e vielas, apreciamos a beleza de Chania.
Admirar o Porto Veneziano (Old Venetian Harbour)
Ir ao farol de Chania é quase inevitável. Mesmo que o sol esteja forte e precisemos caminhar bastante, mas olha, vale a pena! Aproveitamos para passear e ver a movimentação ali no Porto. Um clima super agradável!
Abaixo vemos a Mesquita Küçük Hasan localizada nas margens do porto de Veneza. Uma das poucas mesquitas sobreviventes na cidade. É um símbolo da arte islâmica do Renascimento em Chania, data da segunda metade do século XVII. Construído em homenagem ao primeiro comandante da guarnição de Chania, Kyuchuk Hassan.
Museus em Chania – Museu Arqueológico, Museu Náutico
Arredores de Chania – Praia de Seitan Limania, Kalathas Beach, vilarejo de Vámos, cemitério militar em Souda.
Onde comer em Chania – Mercado Muncipal ou no Porto Veneziano
Onde se hospedar em Chania – verifique as opções no Booking
Portanto, Chania é uma cidade onde você pode montar base e explorar as atrações do lado Oeste da Ilha de Creta. Embora haja serviço de transporte público entre as principais localidades da Ilha de Creta, alugar um carro permite maior liberdade. Por fim, repito que a Ilha de Creta é boa, linda e barata!
VEJA TAMBÉM:
Como montar seu roteiro pela Europa
Como chegar em Balos Beach (Balos Lagoon)
Praias de Plakiás no sul da Ilha de Creta na Grécia
Conheça a praia de Elafonisi (a praia de areia rosa da Ilha de Creta)
Como chegar na Ilha de Creta e onde alugar carro
Onde se hospedar na Ilha de Creta
As melhores comidas gregas na Ilha de Creta