Meus destinos favoritos são os destinos de ecoturismo na Bahia. E neste post vou alistar algumas atrações que vale muito a pena conhecer e que não custam muito. Por isso, planeje-se e junte sua turma.
O que é Ecoturismo?
Antes de citar os destinos de ecoturismo na Bahia apresento, de maneira breve, algumas noções do que é ecoturismo.
Alguns afirmam que o ecoturismo surgiu nos séculos XVI e XVII quando naturalistas foram em busca de informações sobre fauna e flora em terras colonizadas. Outros dizem que o ecoturismo surge com a inauguração dos parques nacionais de Yellowstone e Yosemite (EUA) que receberam os primeiros ecoturistas.
Assim o termo foi definido pelo Grupo de Trabalho Interministerial em Ecoturismo como:
“um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva a sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas”
Perceba que o ecoturismo estar inserido no desenvolvimento sustentável vinculado a educação ambiental sem deixar de lado os aspectos sociais das populações vizinhas. Portanto, listarei apenas destinos que eu conheço e que estão atrelados muito mais ao desenvolvimento sustentável que ao ecoturismo de mercado.
Para aprofundamento do tema, recomendo a leitura do artigo “Afinal, o que é Ecoturismo?”
Destinos de ecoturismo – Costa dos Coqueiros
Praia do Forte
Você pode conhecer a história da primeira edificação em estilo medieval das Américas visitando o Castelo Garcia d’Àvila ou fazer uma trilha pela Reserva Sapiranga e passar o dia a beira do Rio Pojuca.
Mas se o que você quer é praia mesmo, que tal ver peixinhos nas Piscinas naturais da Praia do Lord? E para se exercitar, conheça o Parque Klaus Peter pedalando entre a natureza e pra fechar com chave de ouro prove uma bela Lagosta na brasa no Point do Folha , ao lado do Tivoli Resort.
No entanto, não deixe de fora o famoso Projeto Tamar que faz um excelente trabalho de educação ambiental e de preservação das tartarugas.
E se você não tem muito tempo para tudo isso? Então faça um bate volta saindo de Salvador.
Caminhos do Sertão
Canudos e Euclides da Cunha
A atividade relacionada ao Ecoturismo que destaco no sertão da Bahia é a observação das araras azul de lear (única no sertão da Bahia) em seu habitat natural de alimentação. Esta atividade que fomenta a preservação da espécie é desenvolvida pelo guia de aves Lourinho Reis em Euclides da Cunha.
Caso queira juntar ecoturismo com turismo cultural, conheça o Parque Estadual de Canudos que oferece aos vistantes a oportunidade de aprender in loco sobre uma das guerras mais sangrentas na época republicana do Brasil que foi a Guerra de Canudos.
Destinos de ecoturismo – Caminhos do Oeste
Os destinos oficiais de ecoturismo desta região são Barreiras e São Desidério. Mas convido você a conhecer uma cidade a beira do Rio Grande que possui ingredientes necessários para configurar como um destino de ecoturismo na Bahia.
Refiro-me a Barra ( do Rio Grande), uma cidade que possui um conjunto arquitetônico lindo, uma localização privilegiada, bem no encontro do Rio Grande com o Rio São Francisco, bem como uma área de dunas a beira do Velho Chico chamada de Dunas da Geléia, no povoado de Icatú, além de várias comunidades tradicionais ao longo do caminho.
Baía de Todos os Santos
O leque de oportunidades que a segunda maior baía do mundo oferece ao ecoturista é infinito. Podemos fazer um passeio de barco até Ilha dos Frades e visitar diversas praias, entre elas, a Praia de Nossa Senhora de Guadalupe que possui bandeira azul devido a qualidade da água.
Mas podemos também visitar comunidades tradicionais como Maragogipinho que recebeu menção honrosa como o maior centro cerâmico da América Latina. Em seguida, visitamos a cidade de Jaguaripe (embora seja parte do Recôncavo Baiano) e por fim, a praia da Ponta do Garcez que limita a Baía de Todos os Santos.
Outra comunidade tradicional inserida no ecoturismo é a Ilha de Matarandiba bem pertinho da Ilha de Itaparica que é considerada um santuário ecológico onde podemos fazer trilhas e mergulhos com a Organização Pró Mar que incentiva a educação ambiental na Ilha.
Destinos de Ecoturismo – Chapada Diamantina
Este não é só um dos melhores destinos de ecoturismo na Bahia, mas é o melhor destino do Brasil para o ecoturismo de baixo custo, interativo, de preservação e educação ambiental.
Na Chapada Diamantina você pode conhecer as melhores cachoeiras do Brasil como Cachoeira da Fumaça, Fumacinha, Buracão e Sossego. Contudo, se você quer conhecer projetos de preservação ambiental, então visite o Projeto Sempre Viva em Mucugê.
Mas se quiser interação com as comunidades tradicionais, visite a Comunidade quilombola do Remanso ao fazer o passeio pelo mini Pantanal Marimbus. E se o objetivo é mergulhar na história do garimpo do ouro e do diamante, então conheça a cidade de Rio de Contas e a Vila de Igatu e de quebra faça a trilha da Rampa do Caim.
Porém se você é adepto ao trekking, deixo aqui duas belíssimas opções. Uma é o trekking mais bonito do mundo, o Vale do Pati. Outra opção é a cidade de Rio de Contas de onde partem trekkings aos maiores picos do Brasil, o Pico do Barbado, Pico das Almas e Pico do Itobira (fizemos este), mas confira também as belíssima cachoeiras e poços da cidade. Assim, considero Rio de Contas a cidade do ecoturismo na Chapada Diamantina.
No entanto, se quer aprender sobre a flora da Chapada Diamantina, então Morro do Chapéu é um destino imperdível. Digamos que Morro do Chapéu é um jardim natural a céu aberto e com belíssimos atrativos, tais como: Cachoeira do Ferro Doido, Buraco do Possidônio, Cachoeira do Agreste e muito mais.
Outros destinos de ecoturismo na Bahia
Boipeba
Barra Grande
Arraial d’Ajuda
Itacaré
Caraíva
Este post faz parte da Blogagem Coletiva Ecoturismo pelo Mundo, confira os textos de outros blogueiros:
17 comentários em “Os melhores destinos de Ecoturismo na Bahia”
Pingback: O outro lado de Ilhabela – Travessia Bonete – Castelhanos – Roteiro de 2 e 3 dias – Experiência Barbara
Pingback: Parque Nacional de Itatiaia - RJ - Orientando-se pelo Mundo
Pingback: 1 dia no Parque Nacional de Yosemite, Califórnia - Uma Viagem Diferente
O unico ponto que conheço da sua lista é a Praia do Forte, que é linda! Minha lista de lugares para conhecer na Bahia aumentou um pouco agora haha.
Venha desbravar a Bahia meu querido, rsrsrs é muita Bahia pra pouco tempo.
Muitos dos lugares que você citou, nunca tinha ouvido falar! Esses acho os mais interessantes!
Uma Bahia mais particular e fora dos holofotes, mas cheia de singularidades.
Pingback: Across the Universe | Chapada dos Veadeiros: tudo sobre a Cachoeira das Cariocas | Across the Universe
Dos destinos de ecoturismo na Bahia, meu preferido é a Chapada Diamantina! Linda demais.
O meu também … cada vez que visito, mais encantada fico.
Adorei as dicas!! Sonho em conhecer a bahia, principalmente a Chapada Diamantina!
As trilhas são gratuitas? É preciso ir com guia ou consigo fazer sozinha?
Boa parte das trilhas na Chapada Diamantina precisa de guia. As melhores cachoeiras, precisam. Não recomendo ir sozinha.
Beijos!
Amei o post porque mostra que a Bahia é muito mais que coqueiro e praia! Ótimas dicas de viagem 🙂
Isso mesmo … uma Bahia plural e singular ao mesmo tempo.
Abraços!
Esse seu post só me fez perceber que conheço muito pouco da Bahia e que preciso explorar mais esses lugares! Adorei o post
Fazendo justiça deceriam incluir em Matarandiba o Viver Tur que é um empreendimento da comunidade e atua a mais tempo do que essa ong e na Chapada o Em Cantos da Chapada de Itaetê que é fantástico, sustentável e solidário. Passo dica dos 2 no meu blog http://www.turismoporummundomelhor.blogspot.com.br
Olá Alberto!
No link que direciona ao post sobre Matarandiba menciono o Viver Tur. É quase impossível falar de Matarandiba sem mencionar o projeto Viver Tur.
A ong que menciono é cá em Mar Grande. Coisas diferentes.
E seu blog é uma excelente fonte de consulta para o turismo cultural, solidário e sustentável. Já favoritei aqui.
Muito obrigada pela visita e comentário, abraços!