Este passeio em Paris contempla os atrativos do l’axe historique ou eixo histórico que vai do La Défense ao Louvre. Após a visita ao Grande Arche do La Défense, percorra a história de Paris desde a Realeza até a contemporaneidade. Nosso passeio continua pelas margens do rio Sena, mas você pode encerrar no Museu do Louvre em grande estilo.
Arco do Triunfo
O Arco do Triunfo foi construído em comemoração as batalhas de Napoleão Bonaparte. Por isso, observe que constam gravados o nome de 128 batalhas e de 558 generais. Sua inauguração ocorreu em 1836 e localiza-se na Praça Charles de Gaulle Etoile de onde partem 12 avenidas de Paris.
Como chegar: pegar a Linha 1 do metrô e descer na Estação Charles de Gaulle Etoile. Mas utilize o túnel que dá acesso ao Arco.
Passeio em Paris – Champs Elysées
É considerada a avenida mais bonita do mundo e este nome é uma referência ao paraíso dos mortos na mitologia grega. Foi projetada por Le Nôtre em 1667 e possui 71 metros de largura, sua extensão é de 1,9 km, começa na Place de la Concorde e vai até o Arco do Triunfo.
Este é um dos endereços mais caros do mundo e as grandes marcas tem presença por aqui. Assim, reserve um momento extravagância em seu roteiro econômico e escolha o que deseja comprar. O nosso foi comprar um mil folhas na Pierre Hermé por 7,30 euros.
Jardins da Champs Elysées
Estes jardins, com larguras de 300 a 400 metros, são divididos em espaços retangulares chamados de carrés (quadrados): Carré des Ambassadeurs, Carré de l’Élysée, Marigny , Carré Ledoyen ou du Géorama , Grand carré du Battoir, Carré du Rond Point. Conforme mapa abaixo:
Nosso passeio em Paris incluiu:
Carré Matigny – observe o Teatro Marigny, o restaurant Laurent, o famoso mercado dos selos e um teatro de marionetes Guignol.
l’Elysée – fica em frente ao Palácio do Eliseu, residência oficial do presidente da França.
Ambassadeur – deriva seu nome dos hotéis construído na Place de la Concorde destinados a servir como residência para embaixadores.
Uma dica: assim como os parisienses, faça um pic nic e descanse na grama, pois nossa caminhada prossegue.
VEJA TAMBÉM: Como montar um roteiro pela Europa
Place de la Concorde
Esta é a maior praça de Paris e palco de importantes acontecimentos da história da França. Por exemplo, o guilhotinamento de Louis XVI, Marie-Antoinette, Danton e Robespierre em 1793.
Entre 1755 e 1775, o arquiteto Jacques Angel Gabriel projeta a praça a pedido do Rei Luís XV que lhe dá o nome de Praça Luís XV. Depois a praça é chamada de Praça da Revolução, Praça Luis XVI e Place de la Charte.
Por fim, entre 1836 e 1846, o arquiteto Jacques Ignace Hittorff, a pedido do rei Luís Felipe I, realiza modificações e a praça volta a ser chamada de Praça da Concórdia, para que os acontecimentos sombrios não fossem lembrados.
Por isso, ao visitar a Place de la Concorde, não deixe de observar os monumentos:
Obelisco de Luxor– um presente de Méhémet Ali, rei do Egito, ao rei francês Charles X, em 1831.
Fontes – a Fonte dos Rios é representada pelo Rio Rhone e a Fonte dos Mares é representada pelo Mediterrâneo. Ambas colocadas na época do arquiteto Jacques Ignace Hittorff.
Estátuas – 8 estátuas que representam 8 cidades francesas: Marselha, Lyon, Estrasburgo, Brest, Rouen, Lille, Bordeaux e Nantes.
e os prédios ao redor, como o Ministério da Marinha, o Hôtel Crillon ou a Igreja da Madeleine, que fica nesta perspectiva:
Mas esta Praça tem muito história e por isso indico o artigo Place de la Concorde, a praça mais importante de Paris escrito no blog Descobrir Viajando com mais detalhes sobre este ponto turístico de Paris.
Passeio em Paris – Jardin des Tuileries
No século XIII, existiam neste local terrenos baldios usados para fabricar telhas (tuiles). Posteriormente os terrenos foram comprados por Catarina des Medicis para a construção do Palácio das Tuileries que foi incendiado em 1871 na Comuna de Paris. Além do Palácio, ali foi projetado por Andre Lê Notre um jardim francês.
Em 1852, Napoleão manda construir dois edifícios idênticos nas laterais do jardim, a saber, o Museu da Orangerie (onde estão expostas as obras de Monet) e o Museu Jeu de Paume. Durante a Segunda Guerra Mundial, parte do jardim foi transformada em horta devido a falta de alimento. Por tanto, este é o maior e mais famoso Jardim de Paris.
O Jardin des Tuileries estar sob a responsabilidade do Museu do Louvre e com suas várias esculturas espalhadas, é também um museu ao ar livre. Além disso, temos as cadeiras na cor verde que podem ser usadas tranquilamente pelas pessoas. Assim, sente-se por alguns instantes e desfrute da sensação de estar em Paris!
Arco do Triunfo do Carrossel do Louvre
Edificado entre 1806 e 1808, o monumento celebra a vitória do exército francês na Batalha de Austerlitz de 1805. Quem o desenhou foram os arquitetos favoritos de Napoleão I, o Charles Percier e Pierre-François-Léonard Fontaine. Além disso, vemos as referências aos arcos romanos e a quadriga é uma cópia dos cavalos de bronze de Constantino I.
Passeio em Paris – Museu do Louvre
O museu foi inaugurado em 10 de agosto de 1793 com uma exposição de 537 pinturas, sendo a maioria das obras da realeza ou de propriedades confiscadas da igreja. Por causa de problemas estruturais com a construção, o museu foi fechado em 1796 até 1801.
Sob o governo de Napoleão, a coleção foi aumentada e o museu foi renomeado para “Museu Napoleão”. No entanto, com sua abdicação, muitas obras foram apreendidas pelo exércitos e devolvidas aos seus proprietários originais.
Por fim, ao longo dos anos o Museu do Louvre realizou ampliações e aquisições que o elevaram ao maior museu de arte do mundo e um monumento histórico de Paris.
Seguimos margeando o Rio Sena e adentramos nas Ilhas Cité e Saint Louis. Mas se você quiser, pode encerrar seu passeio em Paris visitando o Museu do Louvre. Nós terminamos o dia na Torre Montparnase.
VEJA TAMBÉM:
Ilhas do Rio Sena em Paris: Île de la Cité e Île de Saint Louis
Como é a visita a Torre Montparnase em Paris
[adrotate banner=”3″]
3 comentários em “Passeio em Paris: do Arco do Triunfo ao Louvre (L’axe historique)”
Pingback: Ilhas do Rio Sena em Paris: Île de la Cité e Saint Louis
Pingback: Torre Montparnasse em Paris- como ir e a vista - Vaneza com Z
Pingback: Vincent van Gogh, o grande artista do pós impressionismo