Começamos muito bem nosso primeiro dia em Rio de Contas, pois visitamos uma comunidade quilombola no povoado da Barra e uma comunidade portuguesa no povoado de Mato Grosso. Por fim, terminamos com um belo banho nas piscinas naturais da Ponte do Coronel.
Comunidade quilombola da Barra
Após o café da manhã na Pousada Sinhô e Sinhá, saímos de carro com o guia Samuel em direção ao povoado da Barra, mas antes passamos pelo povoado do Bananal que também são remanescente quilombola.
Na entrada uma bela árvore e uma igrejinha compondo o cenário:
Na comunidade da Barra desenvolve-se o artesanato chamado crivo rústico que é feito com linha e tecido de algodão e assemelha-se ao ponto de cruz. Assim, este artesanato estar à venda aos visitantes. Mas quem nos explicou todo o processo e a importância deste artesanato foi dona Jovina, uma negra que fala com elegância e beleza.
Esta comunidade é um pouco maior que a do Bananal e possui Igreja, cemitério e escola e sobrevive da agricultura de subsistência e da fabricação de rapadura, farinha e aguardente.
Mas o passeio continua, e daqui seguimos para uma das comunidades mais alta da Bahia, a 1450 mt de altitude.
Comunidade portuguesa de Mato Grosso
Houve um tempo em Rio de Contas em que os brancos não se misturavam com os negros e então, criaram sua própria comunidade no alto da montanha, acima da Comunidade quilombola. Era uma comunidade só de portugueses, só de brancos. Assim, tinham escola própria, igreja só pra eles, desenvolveram agricultura e o cultivo do café.
Café Flor do Mato
Por falar em café, fomos recebidos na comunidade por dona Jesuína e família. Uma recepção maravilhosa. Sentados no sofá da sala, batíamos papo, enquanto o genro coava o café Flor do Mato, que perfumava a casa, e fazia uma tapioca super macia com recheio de banana. Depois ele foi colher framboesas e as provamos in natura. Conversa vai, conversa vem, percebi que estávamos realizando um turismo enriquecedor. Ou seja, um turismo de trocas de experiências que é algo totalmente diferente do turismo de massa.
Eles são responsáveis por cultivar os grãos ali na Comunidade Mato Grosso e torrá-los em Rio de Contas. Compramos 3 pacotes que nos acompanharam pelo restante da viagem e deixou o carro com cheirinho de café, rsrs.
Piscinas naturais da Ponte do Coronel
Saímos das comunidades e vamos aproveitar um belo banho em uma das seis piscinas naturais da Ponte do Coronel, formadas pelo Rio Brumado, uma melhor que a outra.
No local há um bar simples com venda de bebidas e árvores sob as quais os visitantes fazem churrasco. Mas levamos nosso lanche e assim, desfrutamos bastante da piscina sem precisar do bar. Outra coisa, mantenha o local limpo.
O guia que te apresenta tudo isso é o Samuel. Recomendadíssimo! Segue contato: 77 98115-2228 .
Aproveite e pesquise pousada e hotéis em Rio de Contas:
Confira o vídeo das piscinas da Ponte Coronel:
VEJA TAMBÉM:
Trilha do Pico do Itobira em Rio de Contas
Onde comer e onde ficar na Chapada Diamantina
O que ver em Rio de Contas Chapada Diamantina Bahia