Os sabores de Montevideo retratam o que o Uruguai é: acolhedor, simples e apaixonado por sua comida. Cada prato conta uma história, cada sabor desperta uma memória. Hoje, convido você a embarcar em uma jornada sensorial por alguns pratos da culinária uruguaia que me encantaram.
O ritual da parrilla
Estive em Montevideo em Janeiro de 2024 e viajava sozinha – do jeito que amo!- e a ideia de comer uma parrilla me causava estranheza. Como vou comer tanto? Bom, resolvi entrar no Mercado del Puerto, que também é um local turístico, e me aventurar.
A parilla não é apenas um prato, mas uma experiência. A carne, preparada na grelha, é o orgulho nacional. Experimentei o asado de tira acompanhado de batata frita e de um vinho tannat que é uma das especialidades uruguaias. Gostei do restaurante, do atendimento e da experiência.
Ainda que o prato que escolhi era para uma pessoa, mas era para uma pessoa com muita fome mesmo! rsrs …
Chivito: o sanduíche que é uma refeição
Para quem procura algo rápido, mas igualmente delicioso, o chivito é a pedida certa. Pense em um pão macio recheado com bife, queijo, presunto, ovo, tomate, alface e, claro, batatas fritas como acompanhamento. Engana-se quem acha que o chivito é apenas um lanche, o chivito é um símbolo de encontros descontraídos com amigos e uma refeição completa.
O primeiro lugar que conheci no Uruguai foi Colonia del Sacramento. Por ser uma localidade pequena, a opção mais em conta para comer era uma lanchonete chamada Farolitos e a minha primeira experiência em provar o chivitos foi ali. Porém, não gostei. Achei super sem graça. Mas resolvi dá outra chance ao famoso “hamburguer”. Ainda bem! E foi no restaurante Decano, que fica próximo da praia Malvin, em Montevideo, que pude me convencer da grandiosidade do chivito. Foi a minha pausa durante um passeio de bike pela Rambla de Montevideo.
Mate: o companheiro de todas as horas
Nenhuma conversa sobre a gastronomia uruguaia estaria completa sem mencionar o mate. Mais do que uma bebida, é um ritual de partilha e conexão. A cuia passa de mão em mão, acompanhando longas conversas. Mesmo que o sabor amargo do mate seja uma novidade para você, vale a pena experimentar e sentir-se parte dessa tradição.
O uruguaio leva o mate para todo lugar. Em pleno verão eles estão na beira mar apreciando o pôr do sol e tomando mate. Percebi que a maioria da yerbas vendidas nos mercados são brasileiras e, de fato, eles consideram a folha brasileira de excelente qualidade. Tem yerba de todo gosto, inclusive de cannabis.
Adoçando a alma: alfajores e dulce de leche
Chegamos ao momento mais doce da viagem. Os alfajores são pequenos presentes de felicidade. Dois biscoitos macios unidos por uma generosa camada de dulce de leche e cobertos por chocolate ou açúcar. Cada mordida é um convite para desacelerar e saborear a vida. Não deixe de experimentar as versões artesanais em feiras e mercados locais.
E aqui reside minha tentação: os doces. São dezenas de marcas e sabores de alfajores no Uruguai. Ao planejar a viagem, pesquisei em vários blogs sobre os melhores alfajores do Uruguai e dei preferência aos mais tradicionais: Alfajores de las Sierras de Minas, Punta Ballena, Portezuelo, Marley e Lapataya.
E já que falamos do dulce de leche, cabe um tópico para essa delicinha.
Dulche de leche uruguaio
O dulce de leche é um doce à base de leite e açúcar, que é cozido até atingir uma consistência cremosa e caramelizada. No Uruguai, ele é usado em uma variedade de sobremesas, como tortas, alfajores (biscoitos recheados) e gelados. O dulce de leche é um dos doces mais populares do país e é parte integrante da culinária cotidiana.
Uma dica: quem deseja economizar ao comprar os alfajores e doce de leite para lembrança, procure por lojas mayorista, ou seja, atacadista. Em Montevideo tem uma rua que parece com a 25 de Março de São Paulo, chamada Arenal Grande, onde você encontra várias lojas que vende muita coisa em atacado – inclusive lembrancinhas de viagem:chaveiros, bonés, chapéu, camisas, etc – por um ótimo preço.
Doce de leite nas embalagens plásticas é mais barato e leve do que embalagem de vidro. É óbvio, mas vale lembrar.
Tortas fritas com dulce de leche
Parece algo simples e você encontrará facilmente nas ruas de Montevideo. As tortas fritas são um petisco típico da culinária uruguaia, frequentemente consumido durante os dias chuvosos, acompanhado do famoso mate. São massas fritas, semelhantes a um donut sem recheio, que ficam crocantes por fora e macias por dentro. São salgadas, mas também podem ser feitas com um toque doce.
Falando das tortas fritas, lembrei de algo que representa bem os sabores de Montevideo: as empanadas (assadas) que são maravilhosas! Gostei muito das empanadas recheadas com carne ou queijo.
As empanadas são pastéis recheados, assados ou fritos, e podem ter uma grande variedade de recheios. No Uruguai, as empanadas são tradicionalmente recheadas com carne moída, cebola, ovo cozido, azeitonas e passas. Existem outras versões com frango, queijo, milho ou vegetais. O prato é popular em toda a América Latina, mas é especialmente apreciado no Uruguai durante festas e celebrações.
E já que indicamos comida de rua dentre os sabores de Montevideo, não posso deixar de fora o pancho que é uma versão uruguaia do cachorro-quente, feita com salsicha, pão macio e coberturas simples como mostarda, ketchup e maionese. Alguns carrinhos de rua oferecem opções mais elaboradas com queijo e molhos adicionais.
Milanesa
A milanesa é um prato típico tanto no Uruguai quanto na Argentina, derivado da “cotoletta alla milanese” italiana. Apreciei este prato nos dois países e fica difícil dizer qual é o melhor. Trata-se de um bife de carne de boi ou frango empanado e frito. Frequentemente, é servido com batatas fritas ou arroz. No Uruguai, é comum também encontrá-la como parte de sanduíches, chamados de milanesa al pan.
Pizza com fainá
O fainá é uma espécie de torta feita com farinha de grão-de-bico, água, azeite e sal. Ele tem uma textura fina e crocante e é tradicionalmente servido como acompanhamento para a pizza, uma vez que, no Uruguai, é comum comer os dois juntos. O fainá é muito popular em Montevidéu e outras regiões do país.
Portanto, a comida uruguaia é mais do que saborosa; é cheia de afeto e história. Cada prato carrega a simplicidade e o carinho de um povo que valoriza as coisas boas da vida: o tempo com a família, as conversas com amigos e a celebração das pequenas coisas.
E para mim, desfrutar os sabores de Montevideo sentada na areia, na beira do mar e assistindo ao pôr do sol, foi algo maravilhoso. Isso me permitiu criar conexão com a alma do país. Afinal, é nos sabores que descobrimos o verdadeiro espírito de um lugar.
¡Buen provecho!
Se gostou deste post sobre os sabores de Montevideo, compartilhe suas experiências gastronômicas no Uruguai nos comentários. Quero saber qual prato conquistou seu coração!
Posts da série dessa viagem pela Argentina e Uruguay:
– Roteiro de 3 dias em Buenos Aires
– Colonia del Sacramento – um roteiro pela história
– Inspirações Fotográficas: Colonia del Sacramento pelo meu olhar
– Passeio de bike em Montevideo
– Museu Torres Garcia
Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube
Quer se hospedar no Recôncavo Baiano com tranquilidade e conforto? Conheça a Casa do Recôncavo.