Uma visita a Paris inclui ver a cidade do alto e a Torre Montparnasse proporciona uma excelente vista. Mas será que vale a pena mesmo? Bom, há uns 5 anos fui no inverno e amei a experiência. Agora em 2019 fui no finalzinho da primavera, e olha, que show de vista!
Como chegar
A Torre Montparnase fica no bairro de mesmo nome que deriva de uma colina, o Monte Parnaso. No passado, era local de cabarés que se estabeleciam fora de Paris para fugir de impostos. Depois vieram os teatros e cafés que até hoje são famosos como Le Dôme (1897), La Rotonde (1911), Le Select (1925) e ainda La Coupole (1927).
As estações são muito bem sinalizadas, pois no metrô você já sabe por quais atrativos aquela linha vai passar. Assim, não tem erro!
Estação Montparnasse-Bienvenüe
Linhas: 4,6,12,13.
Ônibus: 28, 58, 82, 88, 89, 91, 92, 94, 95 e 96
Gare da SNCF: Montparnasse
Endereço: 33 avenue du Maine, 75015 PARIS
Telefone: + 01 45 38 52 56
História da Torre Montparnasse
1934 – a SNCF (Société Nationale des Chemins de fer Français) prevê a mudança da estação que ali havia, mas que não atendia ao sistema de transporte da época. Porém, o projeto não segue avante.
1956– por ocasião da adoção do novo plano diretor de tráfego de Paris, é criada a Société d’économie mixte pour l’Aménagement du secteur Maine Montparnasse (SEMMAM), bem como a l’Agence pour l’Opération Maine Montparnasse (AOM). O objetivo é requalificar o bairro do Montparnasse.
1958– a SEMMAM e a AOM ( esta formada pelos arquitetos : Urbain Cassan, Eugène Beaudouin et Louis de Hoÿm de Marien), realizam os primeiros estudos sobre a Torre, mas são duramente criticados. Na verdade, até hoje se critica a coitada da Torre, rsrs.
1968– Andre Malraux, ministro da Cultura no governo do general de Gaulle, concede permissão para construção da Torre.
1969– Georges Pompidou, então presidente da República, quer modernizar a infraestrutura de Paris e assim autoriza a construção da Torre.
1970– a primeira pedra foi colocada. As fundações da torre consistem em 56 pilares de concreto armado a 70 metros de profundidade. Por razões de planejamento, a torre foi construída logo acima de uma linha de metrô. Assim, as estruturas do metrô são protegidas por um concreto armado, bem como, por longas vigas horizontais que permitem a limpeza do espaço e organização dos trilhos.
A Torre de Montparnasse foi inaugurada em 1973 e se torna um dos grandes marcos da capital. Possui 210 metros de altura, 59 andares (o elevador te leva até o 56º andar) , é o segundo maior arranha céu de Paris e possui o elevador mais rápido da Europa ( 196 metros, em apenas 38 segundos, ou seja, 5 metros por segundo).
Visita e a vista desde a Torre Montparnasse
Após a compra do bilhete, subimos o elevador e em alguns segundos chegamos ao topo da Torre ( ou quase). Mas ainda precisamos subir alguns degraus e, assim temos Paris ao alcance da vista.
VEJA TAMBÉM: Como montar um roteiro pela Europa
Ultimamente o deck é usado tanto para observação , bem como para aulas de ioga, aniversários, aulas fitness e muito mais. No dia em que visitei, por exemplo, havia uma área reservada para festa particular, mas isso não atrapalhou em nada a experiência.
Se chover ou ventar muito, não se preocupe, pois há um andar todo fechado com janelões de vidro que permitem ver toda Paris. Há também um café, restaurante, painéis eletrônicos explicativos e loja de lembrancinhas.
Portanto, a dica que eu dou é a seguinte: escolha visitar a Tour Montparnasse no finalzinho da tarde, assim você verá um lindo pôr do sol e logo depois a Tour Eiffel toda iluminada piscando. Ou seja, duas experiências pelo preço de uma! Mas se quiser um pacote completo, faça uma refeição no restaurante Ciel de Paris ou faça uma pausa gourmet no 360 Café.
Já vi Paris do alto na Tour Eiffel, no George Pompidou e no Grand Arch do La Defense, contudo, a vista que mais gosto é a da Tour Montparnasse por ser bem acolhedora e proporcionar uma visão bem ampla de toda cidade.
Valores
18 euros (adulto)
23 euros (bilhete Dia & Noite que permite 2 visitas em 48h)
outros valores você confere no site Tourmontparnasse56
Agradeço a equipe da Tour Montparnasse pelo convite!
VEJA TAMBÉM:
Ilhas do Rio Sena em Paris: Île de la Cité e Île Saint Louis
Visite o Grande Arco do La Defènse em Paris
Passeio em Paris do Arco do Triunfo ao Louvre ( l’aixe historique)
[adrotate banner=”3″]
2 comentários em “Torre Montparnasse em Paris- como ir e a vista”
Pingback: Grande Arco La Défense em Paris - Vaneza com Z
Pingback: Passeio em Paris: do Arco do Triunfo ao Louvre (L'axe historique) -