A Ilha de Bom Jesus dos Passos é uma das 56 ilhas que embelezam a nossa Baía de Todos os Santos. Assim, não ficamos sem opção de lazer para um feriado. Neste post você vai encontrar todas as informações para planejar sua visita: o que ver, onde comer, onde ficar e como chegar na Ilha de Bom Jesus dos Passos.
Como Chegar
Carro – saindo de Salvador, é o mesmo caminho para Madre de Deus/ Ilha dos Frades. Então, você segue pela BR 324, passa pelo pedágio de Simões Filho e pega o viaduto Candeias/São Francisco do Conde. Para isso, basta planejar a rota no Google Maps que não tem erro!
Para estacionar num lugar legal, chegue cedo. Há vagas na frente do Terminal Marítimo. No entanto, os guardadores cobram 10 reais pelo dia todo.
Ônibus -saindo da Rodoviária de Salvador, as empresas que fazem linha para Madre de Deus são:
– Rota 13
– Jauá
Saindo do fim de linha de Lauro de Freitas, há uma linha regular ( com vários horários) que faz o trajeto abaixo:
Todos os dias, vejo esta linha passando aqui onde trabalho. Assim, confira no site da Agerba os horários dos ônibus.
Os barcos para as Ilhas partem do Terminal Marítimo de Madre de Deus. Em primeiro lugar, você compra seu bilhete e aguarda o momento do embarque. A passagem custa algo perto de 4 reais. Em seguida, partimos para Ilha num trajeto de 10 minutinhos.
Ilha de Bom Jesus dos Passos – História
Ilha de Bom Jesus dos Passos (antes chamada Pataíba Assú ou madeira da palmeira pati) é uma das citadas por Gabriel Soares e pertenceu em 1613 a Antônio Costa. Primeiramente, foi habitada por índios tupinambás e recebeu seu nome atual em 1776, quando o Dr. André de Carvalho construiu a igreja. Logo depois, a igreja foi alvo de ataques de holandeses em 1624, tendo muitos destes lá se estabelecido. Atualmente, a ilha tem cerca de 3 mil habitantes e localiza-se a cerca de 62 km de Salvador.
O que fazer
Era a nossa primeira vez na Ilha (isso foi em 2016) assim, perguntamos a um morador qual era o melhor lugar para tomar banho de mar, como poderíamos conhecer toda a Ilha e um local para comer uma boa moqueca. Dessa maneira, a resposta dele virou um post, rsrs.
– Admirar a Igreja de Bom Jesus dos Passos desde Madre de Deus
Ao passo que nos aproximamos da Ilha, percebemos que o ritmo por ali é único. Por isso, minha mãe comentou: ” O lugar pode não ter muitos atrativos, mas se tem um clima tranquilo e de paz, já vale a visita.” De fato, a Ilha de Bom Jesus dos Passos é um lugar pequeno onde o “desenvolvimento” ( luz, água, energia) chegou há pouco tempo. Para nossa alegria, não circula carros.
– Caminhar pela Ilha seguindo a Promenade
O passeio que circunda uma parte da Ilha de Bom Jesus dos Passos, é um convite para caminharmos sem preocupação. Por isso, vá leve e confortável!
– banho na Praia da Pontinha
O forte da Ilha não é a praia e sim a sua tranquilidade e clima agradável. Visto que, não há faixa larga de areia como em Ilha dos Frades ou Ilha de Maré. No entanto, encontramos um lugarzinho bem propício para banho na Praia da Pontinha.
– pular do píer da Ilha
Ao retornarmos a Madre de Deus, enquanto o barco não chegava, eu e meu pai pulávamos do píer e nos divertíamos como crianças.
Outras atividades que podem ser feita com mais tempo: windsurf, passeio de barco e stand up.
Ilha de Bom Jesus dos Passos – onde comer
A indicação do morador foi o Bar e Restaurante João do Pirão. Bem localizado e atendimento bom. Pedimos uma moqueca de peguari, mas eu não gosto muito deste marisco pois é duro.
Sabores de Bonja – sorveteria
Em Janeiro de 2023, os preços e o espaço do João do Pirão:
Ilha de Bom Jesus dos Passos – Onde ficar
Se hospedar na Ilha é uma experiência incrível. Além disso, permite fazer outros passeios como ir de barco à Praia de Loreto, ou visitar a Ilha de Maria Guarda, ou ir para Paramana.
Pousada Diluis: (71) 99961-2919
Pousada Custódio (71) 3297-3234
Casa das Flores 05 – (71) 98699-1971
Cantinho Angelina – (71) 98699-1971
Bomja Village (71) 99925-4142 (Whatsapp)
Casa do Tamarineiro – café da manhã
Caso não queira se hospedar na Ilha de Bom Jesus dos Passo, escolha uma das pousadas de Madre de Deus. Daí, você explora a região conhecendo todas as ilhas: dos Frades, Bom Jesus e Maria Guarda. Enfim, não existe uma fórmula pois as possibilidades são inúmeras e rendem excelentes passeios.
Qual a minha opinião sobre a Ilha de Bom Jesus dos Passos?
Que você deve conhecer logo! Fomos em 2016, sem saber nada e amamos. No entanto, hoje existe muita informação na internet, então vá desfrutar deste lugar especial da Baía de Todos os Santos! As pessoas são muito simpáticas e prestativas, até as crianças são bem hospitaleiras e conversadeiras, rsrs.
Sem dúvida, este é um lugar para você ir com calma, com amigos ou família e aproveitar para bater um papo, tomar uma cervejinha gelada, ler um bom livro embaixo da sombra duma árvore, velejar (para quem tem um veleiro, lógico) ou praticar windsurfe.
parece uma pintura, mas é real e fica perto de Salvador
Voltamos à Ilha em janeiro de 2023 e tem muita coisa nova por lá. Tem 3 píers em construção. Tem carrinho (tipo aqueles de golf) para transportar as pessoas que transitam pela Ilha e custa 5 reais por pessoa. Tem alguns restaurantes em novo espaço construído a beira-mar. Tem muita gente frequentando a Ilha aos finais de semana e é uma confusão (som, churrasco, cadeira para tudo quanto é lado) na área da praia da Pontinha. Assim, recomendo que você vá durante a semana.
Seguem fotos de janeiro de 2023:
Se você quiser enriquecer este post, fique á vontade, deixe seu comentário logo abaixo.
Obs.: texto escrito originalmente em 01/05/2016 e atualizado em 21/01/2023.
Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube
Quer se hospedar no Recôncavo Baiano com tranquilidade e conforto? Conheça a Casa do Recôncavo .
33 comentários em “Ilha de Bom Jesus dos Passos – um cantinho especial da Bahia”
Show! Vc me deu boas ideias de explorar nosso maravilhoso recôncavo, muito bom!
Que maravilha!
Vamos explorar nossas belezas…
Obrigada pela visita e pelo comentário.
sem dúvida na minha próxima ida a Salvador vou levar as crianças e a esposa para conhecer essas belezas. sempre acompanho seu blog, muito bom e informativo, parabéns!
Olá,
Um lugar que as crianças vão gostar muito…
Fico muito feliz que acompanhe este blog.
Forte Abraço!
Gosto muito de suas postagens, sempre que posso visito os lugares que sugere! Parabéns!!!
Muito obrigada Anônimo, rsrs … fico muito feliz!
São lugares simples, relativamente perto e que considero encantadores.
Forte abraço!
Bom, Ótimo, fico muito feliz de ver minha terra natal, sendo descoberta e recomendada.
Nascido e criado neste paraíso, resido em Salvador, mais não fico muito tempo sem ir a esta maravilha de lugar.
Há, indo pergunte sobre a moqueca de fruta pão, uma delicia!
Hildo.
Olá Hildo!
Grande alegria receber sua mensagem. A Ilha de Bom Jesus é uma preciosidade na Baía de Todos os Santos.
Não sabia da moqueca de fruta pão, da próxima vou procurar saber…
Muito obrigada pela visita e abraços!
ótimo saber que a nossa historia esta ai pois este foi o lugar onde vivi durante muitossss anos hoje moro em são paulo a praticamente 30 anos mais tenho ai muitos amigos e parentes o meu irmão nico minha cunhada aninha esposa do meu irmão nico a minha sobrinha e muitas outras pessoas a verdade é que sempre que posso estou pesquisando sobre a ilha pois estou tão longe dai mais lembro muito bem dos meus amigos a ultima vez que visitei a ilha foi em 1992 e estava de ferias desde então não voltei mais pois tenho muito trabalho aqui em sampa mais espero logo voltar e rever meus amigos e parentes um grande abraço a todos e fiquem com deus meu nome luis fernando dos reis filho de harmando conhecido tambem por creuso irmão de rubens abraçooooooos
Que lindo Luis Fernando!
Venha rever seus amigos e parentes.
De fato, algumas coisas mudaram, mas é sempre bom vivenciar lugares da nossa infância. Esta é nossa origem, nossa raiz.
Fico honrada com seu comentário aqui, abraços!
Bom, Ótimo, fico muito feliz de ver minha terra natal, sendo descoberta e recomendada.
Nascido e criado neste paraíso, resido em Salvador, mais não fico muito tempo sem ir a esta maravilha de lugar.
Há, indo pergunte sobre a moqueca de fruta pão, uma delicia!
Hildo.
Excelente postagem, parabéns, já estou programando conhecer esse paraíso, conheci Loreto e Ilha de Maré, agora vou programar.
Obrigado
Que maravilha Patrick!
Nossa Baía de Todos os Santos realmente tem muita coisa boa, precisa de mais atenção e cuidado, mas nos reserva muitos encantos.
Abração!
Amei
Caramba que saudades. Acho que vi até meu tio na foto. A rua de minha falecida bisavô ficou tão linda. Mais de 6 anos que não vou lá. Caiu até uma lágrima de saudades dos olhos. Parabéns. Já pulei muito da ponte e a pontinha é muito linda.
Olá Luciano!
Que belas recordações.
Lugares simples, mas que fazem parte de nossa história.
Uma honra ter sua visita e comentário aqui neste espaço.
Abração!
Amei conhecer Bom Jesus dos Passos quero voltar pra passar uma noite nao vi pousada se souber me informe a Praia da Pontinha tomei banho e sol
Vilma Franco
zap 71 981069811
Olá Vilma!
Que maravilha.
Sobre pousada perguntamos ao João do Pirão ele nos informou algumas. Eu vou buscar os contatos e te passo pelo zap.
Abração!
Estou indo passar o Reveillon em Bom Jesus dos Passos, a pousada é Di Luís contato 07199612919 é Whatsapp. Ano passado fomos pra Maria Guarda no Revellion, amamos. Uma dica em Maria Guarda é ir no Bar do Baton, ele e a esposa super simpáticos e hospitaleiros. Sai uma tainha frita q é dos Deuses!!! As moquecas maravilhosas e a salada de peguari com camarão excelentes!! Super recomendo!
Danielly Morais
Olá Dania!
Muito obrigada pela indicação. Com certeza esta ilha tem muita coisa boa a oferecer aos visitantes.
Abraços!
Que ótimo ter encontrado este blog! Meus antepassados veem da Ilha de Bom Jesus dos Passos e meu tataravo (isto é, quarto avo), Joaquim Lopes de Sant'Anna foi sepultado na capela curada da Ilha de Bom Jesus dos Passos e seu filho, meu tetravo,Innocencio Lopes de Sant'Anna, foi sepultado no corredor da capela.
Estive neste ilha muitos anos atrás mas estavo procurando os antepassados errados do lado Alves Peixoto, que nao eram da ilha mas de Maragogipe. Gostaria de voltar a Ilha de Bom Jesus dos Passos e ver se encontro as sepulturas dos meus antepassados.
Será que alguem sabe o horario de abertura da Igreja? Como nao moro na Bahia, teria que fazer uma viagem especialmente para visitor a ilha.
Olá Helio!
Obrigada por visitar o blog.
Que tal ligar para a Igreja: (71) 3604-1034.
Este é o número que aparece na internet. Caso não consiga, liga pro número da pousada que consta no post. Talvez eles te ajudam.
Abraços e espero que você consiga realizar seu desejo.
Sou filha de lá morro aqui em salvador mas amo aquele lugar
Linda postagem…
Na última foto. Tive a impressão que conheço o coroa…
kkkkkkk … sim, meu pai!
Muito obrigada sr Gilberto.
Olá, sou morador da ilha a algum tempo, e gostei dos comentários sobre a ilha, hoje em dia há alguns lugares novos para ir, por exemplo os quiosques que foram inaugurados nó começo desse ano, e os restaurantes que serão inaugurados em breve, agora tem mais coisa para aproveitar no ano novo!!
Uma honra ter seu comentário aqui.
Vou me planejar para voltar a Bom Jesus e seguir as dicas que você deixou aqui.
Muito obrigada e espero nos vermos aí em Bonja!
Ola Vanessa,
Meu nome é Antonio Marcos, gostaria de contato, pois estou fazendo uma pesquisa e queria sua ajuda para autorizar o uso de 03 fotos que estão aqui no blog. Desde já agradeço. Meu email: marcossvida@gmail.com
Olá Antônio,
Pode usar qualquer foto, basta dar os créditos que ficarei grata.
Abraços!
Muita saudade desse paraíso, minha saudosa mãe nascida e criada alí, estou pensando em começar um negócio de comida e viver meus anos vindouros nesse local maravilhoso.
Olá Roberto!
Ótima ideia.
Venha … Bom Jesus mudou bastante, mas ainda é um lugar agradável.
Fico grata por seu comentário.
Achei muito lindo as fotos, tenho muita vontade de conhecer essa ilha, tenho uma colega de faculdade que frequenta e só de ver as fotos desse lugar lindo já mim vejo ai.
Que maravilha!
Quando puder, faça uma visita.
Abraços!